Utentes

Image


RESPOSTAS SOCIAIS –POPULAÇÃO ADULTA - SENIORES

  • ERPI – Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas


É uma respostasocial, desenvolvida em equipamento próprio, destinado a alojamento colectivo, para indivíduos com idade correspondente à idade estabelecida para reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia que, por opção própria ou inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, desejam integração em estrutura residencial, podendo aderir a serviços de apoio biopsicossocial, direccionados para a promoção da qualidade de vida, e que contribua para um envelhecimento sadio, autónomo, activo e plenamente integrado.

  • CD – Centro de Dia


É uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento próprio, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção do idoso no seu meio sócio-familiar, durante o dia, visando a promoção de autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. Assegurando serviços, tais como: alimentação; convívio, ocupação; cuidados de higiene e imagem; apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana; férias organizadas, entre outras actividades.

  • SAD – Serviço de Apoio Domiciliário


Trata-se de uma Resposta Social, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados ao domicílio, quer seja temporária ou permanentemente, bem como dar apoio a famílias ou indivíduos que se encontrem em situação de maior isolamento, dependência ou marginalização social. Trata-se de uma Resposta Social organizada, em que os indivíduos em situação de dependência podem ter acesso para satisfação de necessidades básicas e específicas, tais como: apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana; actividades sócio recreativas; alimentação; cuidados de higiene e imagem, etc. Em suma é um conjunto de serviços que é prestado no domicílio habitual do cliente, contribuindo deste modo para promoção da sua autonomia, bem como a prevenção de situações de dependência ou seu agravamento.

 

RESPOSTAS SOCIAIS – INFÂNCIA E JUVENTUDE - CRIANÇAS

  • CRECHE


É uma resposta social, desenvolvida em equipamento próprio, caracteriza-se pela existência de um conjunto de serviços destinados às crianças, onde possam sentirem-se amadas e seguras, tenham a oportunidade de brincar, aprender e desenvolverem-se num ambiente acolhedor onde se sintam protegidas, durante a ausência parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e de estreita colaboração com a família, partilhando cuidados e responsabilidades referentes ao processo evolutivo da criança


PROJECTOSAPOIO À FAMÍLIA E COMUNIDADE


+  Idade - Tem como objectivo principal  a melhoria da qualidade de vida dos utentes/clientes institucionalizados, através da manutenção e reabilitação motora,  cognitiva e sensorial dos idosos, dado o elevado nível de dependência  deste  grupo aquando a integração nas instituições, neste sentido foram cridas 2 salas: uma de Snoezelen e uma de reabilitação motora.

  • O Projeto “Despertar os Sentidos”, visa essencialmente a redução dos défices motores, cognitivos e sensoriais; retardar a perda de autonomia; facilitar a realização das AVD´s (atividades de vida diária) e melhoria significativa da qualidade de vida dos beneficiários do projeto.
  • O  Jardim Sensorial  tem como objectivo a estimulação multissensorial e/ou diminuição dos níveis de ansiedade e tensão, em ambientes seguros, promovendo o autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos, explorando formas alternativas de comunicação, proporcionando momentos de bem-estar  e diminuição do isolamento.  Permite estimular o desenvolvimento e percepção dos 5 sentidos, através do contato com a natureza, contribuindo desta forma para a sua reabilitação.

A criação de um Jardim Sensorial, permitiu-nos dinamizar atividades regulares com os seniores, quer nas instalações da APDG, quer no domicílio do utente. Este dinamismo entre a comunidade institucional e local proporciona por um lado, momentos de bem-estar e diminui o isolamento em que se encontram essencialmente os utentes de SAD, enquanto por outro lado estimula uma maior autonomia e retarda o envelhecimento.

  • Loja Social, em que pretende suprir algumas necessidades imediatas das famílias carenciadas, através da criação de um banco de bens, novos ou usados, doados por particulares ou empresas, que serão disponibilizados a preços simbólicos.

Pretendemos promover e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos ou famílias em situação de maior vulnerabilidade social, através da disponibilização de bens de diversa ordem, tais como: vestuário, calçado, brinquedos, têxteis, mobiliário, pequenos eletrodomésticos, livros, e utensílios domésticos diversos, entre outros, bem como promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.

  • Estimulação Multissensorial – Snoezelen

O Snoezelen proporciona experiências multissensoriais, de acordo com as necessidades da pessoa, partindo das suas capacidades e respeitando o seu tempo e ritmo.
Esta terapia proporciona a cada utente/cliente, uma oferta seletiva de estímulos primários num ambiente caloroso, introduzindo e organizando os estímulos sempre com base no bem-estar do utente.
O Snoezelen pode ser usado em todas as fases do desenvolvimento do ser humano: conjuga o tempo, o espaço e a oportunidade de participar no ambiente e nos seus componentes sensoriais respeitando o ritmo do utente, permitindo-lhes ter tempo para partilhar a experiência.
A sala de snoezelen é uma sala equipada para aplicar e oferecer esta abordagem terapêutica que possibilita a criação de um mundo onde os sentidos são experienciados num ambiente controlado, com uma abordagem individual.
É nesta exploração e descoberta sensorial que as pessoas superam inibições e limitações, aumentam a sua autonomia individual, relaxam e reduzem tensões, melhoram a comunicação e a compreensão, melhoram a sua qualidade de vida e têm respostas motoras e comportamentos mais adaptados.


RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
A Entidade de Resolução Conflitos de Consumo (RAL) da área é o “CIPAC – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto”, com sede na Rua Damião de Góis, n.º 31, loja 6, 4050-225 Porto (www.cicap.pt).